– SETE VERDADES QUE ASAFE PERCEBEU NO TEMPLO (V. 17-28)
1 – Ele Viu o Futuro desastroso do Ímpio Salmo 73 – 17-20
“Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.” (v.17)
A – O ímpio pode ter muitas felicidades aqui, mas toda a sua alegria acabará na morte, em uma eternidade sem Deus. Asafe vê que a situação deles é precária e desesperadora e percebe que não há motivos para sentir inveja deles, pois:
1 – O próprio Deus os põe em lugar escorregadio – v.18;
2 – Serão lançados em destruição – v.18;
3 – Serão consumidos de terrores – v.19.
B – Viu que a destruição dos ímpios será REPENTINA:
Asafe tinha pensado que Deus estava sendo injusto por não punir os ímpios de imediato. Mas é que Deus nem sempre ajusta as contas no mesmo dia. Deus parece estar dormindo (v. 20). Mas Deus não dorme. Deus dá corda ao homem. Mas um dia Deus despertará e a ruína do ímpio será repentina e completa.
C – Se pudêssemos participar dos últimos momentos de vida de uma pessoa que viveu longe de Deus
Ela “usufruiu” dos prazeres e das facilidades do pecado durante toda a sua vida! É drástico imaginar, mas pense no fim dessa pessoa. A morte chegou de súbito. Ela sente que está morrendo… escorregando da estrada da vida para o desfiladeiro da morte. É o fim. Resta-lhe somente o terror, pavor e desespero. Angustias invernais lhe envolvem.
E o que lhe espera:
– tormento eterno;
– pranto e ranger de dentes;
– eterno juízo;
– o fogo que nunca se apaga;
– Quem lá chega nunca mais sai e não há uma segunda chance.
“Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá. “(Salmo 1:6)
2 – A Loucura do Seu Coração – V. 21,22
Na antiguidade, acreditava-se que:
Coração = era a sede dos pensamentos salmo 73
Rins = A sede dos sentimentos salmo 73
a – O coração azedou salmo 73
Asafe ficou tão perturbado que seus pensamentos o faziam acreditar que a vida com Deus era ruim.
Quem pensa como Asafe, mesmo já salvo em Cristo, acredita que a vida é ruim, a família é ruim, o emprego é ruim, o cônjuge é ruim. Ele diz: “ninguém me vê”, “ninguém me dá oportunidade”, “ninguém olha pra mim”, “ninguém me enxerga”.
Murmura dizendo: “Deus não me abre a porta”, “Deus não me abençoa”. Ele é totalmente insatisfeito.
Mas olha o que disse o apóstolo: salmo 73
“...já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” (Fp 4.11-13)
b – Sentia picada nos rins:
O salmista sentia dores na alma. A alma estava amargurada; o semblante sofrido. Tudo isso porque o ímpio parecia ter uma vida melhor que a dele. Olhou para o lado, para o vizinho próspero e deixou de olhar o que Deus estava fazendo em sua vida.
Esqueceu que o melhor da vida não era o que possuía, mas o que tinha dentro dele.
Há muitos que se abatem pelo mesmo motivo.
Você olha para o crente e só vê tristeza. Parece que pra ele Jesus não ressuscitou, mas continua no túmulo até hoje.
Os anjos disseram as mulheres:
“…Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive?” (Lucas 24:5);
“Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.” (Mateus 28:5,6)
c – Fiquei como um animal perante ti:
Asafe ficou como quem não raciocina direito. Como quem não sabia o que realmente estava falando.
Estava cego como o moço de Elizeu. Só via o exército do inimigo na frente dele, não enxergava os carros e cavaleiros de fogo pelejando por ele. – 2 reis 6.15:17
A cegueira de Asafe o fez esquecer-se de onde Deus o tirou, de onde Deus o salvou com mão forte. salmo 73
3 – A Presença de Deus
Asafe percebe a realidade da presença de Deus. Ele viu que tinha a maior riqueza de todas, que o ímpio não podia ter: a presença de Deus.
“Todavia estou de contínuo contigo.” – v. 23a
“é a minha porção para sempre.” – v. 26
“Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus” – v. 28a
“Todavia estou de contínuo contigo”: Deus não o havia abandonado, Asafe é que, devido sua cegueira espiritual, já não percebia mais a presença de Deus.
“Deus é a minha porção”: Asafe era da tribo de Levi e bem sabia que a tribo de Levi não recebeu terra como herança para trabalhar, porque a sua maior herança é o próprio Senhor, Deus de Israel.
“à tribo de Levi, Moisés não deu herança; o Senhor Deus de Israel é a sua herança, como já lhe tinha falado.” – Josué 13:33
4 – O Sustento de Deus
“tu me sustentaste pela minha mão direita” – v. 23b
Asafe, sendo da tribo de Levi, sabia muito bem que Deus era o seu sustento. salmo 73
Asafe não precisava invejar o ímpio, pois Deus o tomava pela mão todos os dias.
5 – A Direção de Deus
“Guiar-me-ás com o teu conselho” v. 24
Asafe viveu um momento de dúvida da fé, mas, mesmo assim Deus o guiara e direcionara seus passos. (v.24) Toda fez que Asafe tentava encontrar o caminho que deveria seguir, Deus lhe dava a direção, o conselho, a bússola, a sua Santa Palavra, que é a Bíblia Sagrada.
Algumas vezes usamos nossos sentimentos para ajudar-nos a decidir o que deve ser feito. Muitas vezes baseamos nossas decisões em maus conselhos. Em gente mais sega que a gente, tentando nos guiar. Só que isso não é bom. Às vezes decidimos fazer algo só porque todo mundo está fazendo e é popular. Isso não é bom também.
Mas só há uma orientação em que podemos confiar, que nos aponta a direção certa. Esse norte é a Bíblia Sagrada, a bússola dos salvos!!!
“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Salmo 119.105)
6 – Seremos recebidos pelo Rei da Glória:
“e depois me receberás na glória.” (Salmos 73:24)
Uma das mentiras do diabo é nos fazer pensar que não haverá nenhuma empolgação ou alegria no céu. E que será um evento triste e melancólico. E que nenhuma emoção sentiremos ao receber a coroa da vitória. O inimigo sempre tenta nos convencer que a vida nos céus é uma vida fria, sem prazer algum. E assim, nos estimula a correr atrás de uma conquista temporal, passageira e perecível aqui na terra.
O que é os céus? O que é que faz o céu ser céu?
O apocalipse responde: É que lá não há templo. É o lugar onde Deus habita. Lá não existe templo. Deus é a plenitude do lugar! O que faz ser céu não é porque tem rua de ouro, pois há muita gente nadando no ouro, mas vivendo num inferno.
Céu não é simplesmente um lugar com ruas de ouro. Céu é uma presença, uma percepção de Deus.
Tire Deus do palácio de ouro e aquele lugar virá um tormento. Tire Deus da Nova Jerusalém e lá não vai ser um bom lugar para se estar.
c) As maravilhas do céu:
Estado de felicidade eterna; salmo 73
Não haverá dor nem sofrimento e Deus enxugará de nossos olhos toda lágrima;
Não haverá pecado e teremos uma comunhão perfeita, completa e eterna com Deus;
A vida no céu será como uma festa de casamento que nunca termina, pois estaremos face-a-face com Cristo.
d) Vamos dizer que valeu apena a fidelidade, a nossa dedicação, santificação, renúncia, negar o mundo e a carne; Valeu a pena ter purificado o coração e lavado as mãos na inocência.
7 – Eu vou me entregar a Ele
“pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras”. – V. 28
Quem cuida das coisas de Deus, Deus cuida dele. (Mateus 6:33)
Você me diz: “mas, pregador, você não deveria estar dedicando seu tempo em ganhar mais dinheiro no lugar de pregar? Minha resposta é: “pus a minha confiança no Senhor DEUS.”
“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.” (Salmos 37.5)
CONCLUSÃO
1 – O importante não é o que as pessoas tem, mas o que elas são diante de Deus. Nada adianta ser bem sucedido aqui, mas não saber aonde vai passar a eternidade.
2 – As provações que nos sobrevêm mudam as nossas prioridades. Sentimos vontade de buscar o que é eterno e imaterial. De alguma forma a dor nos leva para mais perto do Senhor. Passamos pela prova mais íntimos de Deus do que quando entramos nela.
3 – O bem supremo na vida não é a prosperidade, nem a ausência de dor, mas a proximidade de Deus. salmo 73
4 – O grande propósito de Deus neste tempo presente não é enriquecer o crente ou empobrecer o descrente, mas manter na sua presença pessoas dependentes Dele como eu e você. Onde o verdadeiro próspero na vida é o que toma posse da comunhão com Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário