TRANSIÇÃO DA CASA DE POTIFAR PARA O PALÁCIO
26 DE ABRIL DE 2019
“E aconteceu que, quando seu mestre ouviu as palavras de sua esposa, as quais ela lhe falou, dizendo: Dessa maneira me serviu teu servo; que sua ira foi acesa. E o mestre de José o levou e o colocou na prisão, um lugar onde os presos do rei estavam presos: e ele estava lá na prisão ” (Gênesis 39: 19-20).
Joseph é um dos maiores tipos de Cristo encontrados na Palavra de Deus. Deus lhe deu um sonho que previa seus irmãos se curvando diante dele em homenagem. Esta é uma figura de Cristo quando Ele volta em Sua segunda vinda, quando Israel se inclina diante dEle e chora amargamente por causa do que eles fizeram com o Messias.
Quando os sonhos de Joseph foram contados a seus irmãos, eles o odiavam tanto que desejavam matar Joseph, mas Reuben interveio e salvou a vida de Joseph, não permitindo que os outros o matassem. Em vez disso, eles decidiram jogá-lo em um poço. Um grupo de mercadores apareceu e seus irmãos venderam José a eles como escravo. Os comerciantes o levaram ao Egito, onde José foi comprado por Potifar, o capitão da guarda egípcia.
Teria sido fácil para Joseph olhar para suas circunstâncias e ficar amargo com tudo o que estava acontecendo em sua vida. Imagino que essa grande dúvida tenha inundado sua mente em relação aos sonhos que o Senhor lhe dera. Apesar de suas circunstâncias, Joseph submeteu-se humildemente à sua situação atual. Ao fazer isso, ele se viu notavelmente abençoado na casa do Faraó. “E José achou graça aos seus olhos, e ele o serviu; e ele o fez superintendente de sua casa, e tudo o que ele tinha na mão” (Gn 39: 4).
Como servo de Potifar, Joseph foi próspero e abençoado. Deus abençoou José enquanto ele estava na casa de Potifar, mas a casa de Potifar não era o lugar que Deus pretendia que Joseph ficasse. Deus sempre pretendeu levar José ao palácio do Faraó. Deus sempre pretendeu abençoar José, colocando-o em segundo lugar no comando de todo o Egito, mas o único caminho para o palácio seria através da prisão.
Pensamos que Deus poderia ter usado Potifar para ajudar Joseph a chegar ao palácio. Potifar não estava lá quando Faraó teve esses sonhos terríveis que o estavam incomodando muito, mas um mordomo estava. Joseph nunca interpretou um sonho de Potifar, mas o fez por esse mordomo. Foi apenas na prisão que Joseph poderia ter encontrado o mordomo. Deus te abençoou grandemente, e agora você se sente como se estivesse na prisão. Você não fez nada para merecer esse período de prisão da sua vida, mas ainda está aqui. Deus usa provações, tribulações e situações difíceis para nos levar adiante nesta jornada cristã. Você pode sentir que está sozinho e todo mundo esqueceu de você. Deus não trouxe você para este lugar para deixá-lo aqui. Seu teste tem uma data de validade, agora esse procedimento foi suspenso, mas passará. Deus quer mudar você da casa de Potifar para o palácio,
Nenhum comentário:
Postar um comentário