terça-feira, 3 de setembro de 2019

Salmos 73 parte 1

Quem Foi Asafe na Bíblia?

No hebraico, significa coletor ou recolhedor. Asafe era filho de Baraquias, filho de Levi (1Cr 6:39-43). Foi levita, salmista, profeta e encarregado da música sacra, nos dias do rei Davi e Salomão.  salmo 73

salmo 73

Levita

Era levita por hereditariedade, pertencendo a tribo de Levi, descendente de Levi. Teve notoriedade quando foi escolhido para entoar louvores ao Senhor, na transposição da arca da casa de Obede-Edom para Jerusalém, juntamente com Etã e Hemã, liderando a adoração (1Cr 15:16-19).

O instrumento que ele tocava era os címbalos, instrumento de percussão (1Cr 16: 5).

Salmista

Foi salmista, tendo os salmos 50, 73-83 atribuídos a ele.

Encarregado da Música Sacra

Foi nomeado pelo rei Davi para ser o líder principal da adoração que seria realizada diariamente no lugar onde a arca foi alojada, em Jerusalém (1Cr 16: 4, 5). Foi um dos líderes, na adoração, quando o templo de Salomão foi inaugurado e o templo se encheu da Glória do Senhor (2Cr 5: 12-14).

Profeta

 Seus salmos estão cheios da proclamação dos juízos de Deus (salmo 73: 17-20 e Salmo 83). 

Memorável

Os chamados “filhos de Asafe” eram um grupo de levitas que foram influenciados pelo legado deixado por Asafe, ou seus descendentes que exerciam a mesmo atividade seguindo o seu modelo. O que sabemos é que a expressão “filhos de Asafe” é uma prova do quanto Asafe “marcou” a sua época.

Asafe tornou-se célebre, memorável, tanto que em tempos posteriores, foi lembrado pelo rei Ezequias, como levita e profeta (2Cr 29:30 e Ne 12:4).

O Notável Salmo de Asafe – Salmo 73

Para que possamos entender melhor o Salmo 73, veja a seguinte ilustração:

Um dia, quatro homens cegos de nascença, que nunca haviam visto a luz do dia, decidiram ir ao zoológico. Quando eles chegaram diante de um elefante, o guia do zoológico permitiu que cada um tocasse no animal.

O primeiro segurou a cauda do animal e disse: o elefante é como uma corda grande. O segundo abraçou uma das patas, e disse: o elefante é como um grande tronco de árvore. Já o terceiro tocou o lado do elefante e disse: O elefante é realmente um grande muro. Por último, o quarto tocou a tromba, e disse: elefante é como uma cobra enorme.

A verdade é que nenhum deles conseguiu descrever o que de fato seria um elefante. Isso porque cada um olhou a partir de um único lado, de uma única perspectiva, a partir de um ponto apenas.

Eu pergunto: De que lado, de que ângulo, de que maneira, de que perspectiva, de qual lugar você está analisando e observando tudo o que está acontecendo na sua vida hoje? Pergunto isso porque não são raras às vezes em que situações adversas e contraditórias nos levam a fazer uma leitura errada da nossa vida, pois tendemos a olhar para apenas um lado da história.

O salmo 73, o salmo de Asafe, um dos principais cantores em Israel nos dias de Davi, cuja idade devia oscilar entre os 60 e os 70 anos quando escreveu o Salmo, homem dedicado e líder do coro, relata o conflito, o dilema, quando, em um determinado momento, seu autor passa a olhar a vida a partir de um único ângulo, de um único lado da história. Ele olha o mundo e percebe que está tudo errado e confuso demais para ele.

E qual era seu o dilema?

Por que o justo sofre, enquanto o ímpio prospera? Por que coisas boas acontecem com pessoas más e coisas más acontecem com pessoas boas? Porque homens santos como Jeremias, Isaías, João Batista, Estevão e o apóstolo Paulo são martirizados enquanto homens ímpios como Herodes e Nero governam o mundo? Por que aqueles que escarnecem de Deus se tornam ricos e desfrutam dos prazeres deste mundo e aqueles que são fiéis a Deus passam por dificuldades?

A fim de tentar entender um pouco esse dilema, do salmo 73, veremos, primeiro, em que Asafe acreditava sobre Deus.

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